quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

UFSCAR 2000- 5 a 8 - Manuel Bandeira

INSTRUÇÃO: As questões de números 05 a 08 baseiam-se no seguinte texto extraído de A Vigília de Hero, poema de Manuel Bandeira:

Tu amarás outras mulheres
E tu me esquecerás!
É tão cruel, mas é a vida. E no entretanto
Alguma coisa em ti pertence-me!
Em mim alguma coisa és tu.
O lado espiritual do nosso amor
Nos marcou para sempre.
Oh, vem em pensamento nos meus braços!
Que eu te afeiçoe e acaricie...
(Manuel Bandeira: A Vigília de Hero. In: O Ritmo Dissoluto. Poesia Completa e Prosa. 2ª ed. Rio de Janeiro: José Aguilar,l967, p. 224.)


05.
Manuel Bandeira usa, no poema, os pronomes pessoais com muitas variações. O pronome pessoal de primeira pessoa do singular, por exemplo, está empregado na sua forma reta e nas formas oblíquas (eu, me, mim). O mesmo acontece com o pronome pessoal de
*(A) segunda pessoa do singular.
(B) terceira pessoa do singular.
(C) primeira pessoa do plural.
(D) segunda pessoa do plural.
(E) terceira pessoa do plural.

06.
Há dois pronomes que exercem no texto mais de uma função sintática; um dos dois, entretanto, admite uma análise diferente que elimina essa duplicidade funcional. Desse modo, a única forma pronominal que exerce mais de uma função sintática, sem ambigüidade, é:
(A) tu.
(B) eu.
*(C) me.
(D) nos.
(E) te.

Dica: teste todos no texto


07.
Se usasse a forma de tratamento você para designar a segunda pessoa, Manuel Bandeira deveria mudar a flexão de alguns verbos. Esses verbos seriam, sem exceção, os seguintes:
(A) mar, ser (3º verso), marcar, afeiçoar.
*(B) Amar, esquecer, ser (5º verso), vir.
(C) Ser (3º verso), pertencer, marcar, acariciar.
(D) Ser (3º verso), pertencer, afeiçoar, acariciar.
(E) Amar, pertencer, vir, afeiçoar, acariciar.

Dica: O vir é trocado para venha

08. No poema A Vigília de Hero, Manuel Bandeira vale-se da lenda, que faz parte da mitologia grega, sobre o amor entre a jovem sacerdotisa Hero, que vivia na Europa, e o moço Leandro, que vivia na Ásia e que todas as noites atravessava a nado o estreito de mar que os separava, para encontrar-se com a sua amada. Esse poema está em O Ritmo Dissoluto, um dos livros mais representativos de estilo modernista de Manuel Bandeira. Conhecendo as características próprias desse estilo, pode-se afirmar que a característica marcante da poesia modernista que se pode comprovar no trecho transcrito é:
(A) a forma de diálogo da composição do poema.
(B) a evocação da lenda clássica de Hero e Leandro.
(C) a idealização do amor.
(D) a angústia derivada da tensão entre espiritualização e sexualidade.
*(E) o uso do verso livre.

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